Sociólogo francês ministrará conferências no Rio de Janeiro, em São Paulo e Salvador

Bruno Latour é professor e diretor adjunto de pesquisa da Sciences Po. Lecionou no Centre de Sociologie de L’Innovation na École Nationale Supérieure des Mines em Paris desde 1982 e foi, por diversos períodos, professor visitante em instituições como a Universidade da Califórnia, a London School of Economics e a Harvard University. Um dos pensadores mais respeitados do mundo no campo da antropologia e da história da ciência, ele recebeu treinamento inicialmente como filósofo e, em seguida, como antropólogo. Seu primeiro livro, La Vie de Laboratoire descreve, por meio da análise etnográfica, o funcionamento cotidiano de um laboratório da Califórnia. Em seguida, investigou as relações entre a revolução de Pasteur e a sociedade francesa do século XIX, que resultou no livro Les Microbes Guerre et Paix. Realizou várias pesquisas sobre cientistas e engenheiros. Além do trabalho em filosofia, história, sociologia e antropologia da ciência, ele colaborou em muitos estudos em ciências políticas e administração.

Publicou mais de 20 livros sobre diferentes temas, desde o fetichismo até sociologia da ciência. Entre suas obras destacam-se: Nous n’avons jamais été modernes. Essai d’anthropologie symétrique (La Découverte, 1991). Aramis ou l’Amour des Techniques (La Découverte, 1992). Pandora’s Hope: an Essay on the Reality of Science Studies (Harvard University Press, 1999). Reassembling the Social: an Introduction to Actor-Network Theory (Oxford, 2005). Paris Ville Invisible (Les Empêcheurs de penser en rond & La Découverte, 2009).

Bruno Latour lançará em setembro um novo livro pela editora La Découverte Enquête sur les modes d’existence. Une anthropologie des Modernes” resultado de um trabalho de pesquisa de mais de 25 anos sobre os modos de vida ‘modernos’, no qual reúne argumentos dispersos em vários de seus livros.

Entre 1 e 10 de agosto o professor Bruno Latour ministrará conferências no Brasil. No Rio de Janeiro e em Salvador o sociólogo francês participará do seminário internacional A Vida Secreta dos Objetos. Medialidades, Materialidades, Temporalidades. Em São Paulo o professor ministrará uma conferência na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, no dia 9 e estará presente no Salão das Ideias da Bienal do Livro, em 10 de agosto.

Confira a programação de Bruno Latour no Brasil:
  • Rio de Janeiro:
    1º de agosto
    16h-18h30
    “Where do the objects resides if not in the res extensa?”

    Simpósio Internacional A vida secreta dos objetos, MAM-Rio de Janeiro.
    As inscrições para o simpósio estão encerradas, mas a conferência será transmitida em tempo real pelo site do evento.
    Mais informações:
    http://vidadosobjetos.com/programacao/conferencias/
  • Salvador
    6 de agosto
    18:00-19:00
    “Which alternative eikos for fully documented objects?”

    Simpósio Internacional A vida secreta dos objetos, Auditório do Goethe-Institut/ICBA.
    A palestra abordará a crise ecológica e a exigência de uma nova “metafísica da objetividade” por meio de trabalhos empíricos com cartografias de controvérsias.
    Mais informações:
    http://avidasecretadosobjetos.wordpress.com/
  • São Paulo:
    9 de agosto
    18h
    Palestra com Bruno Latour

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo –FAU/USP.
    Mais informações
    : http://www.usp.br/fau/eventos/palestras/index.html
    10 de agosto
    16h
    Encontro com Bruno Latour

    Salão de Ideias, Bienal do Livro
    O sociológo falará de seu último livro (ainda inédito) “Enquête sur les modes d’existence. Une anthropologie des Modernes”, coletânea de artigos que dá sequência ao trabalho iniciado com “Jamais fomos modernos. Ensaio de Antropologia Simétrica”, lançado no Brasil pela Editora 34.
    Mais informações:
    http://www.bibliofranca.org.br/outroseventos/bienal-do-livro-de-sao-paulo/ 
Postado por
Fatal error: Call to undefined function coauthors() in /home/storage/9/00/13/comunidadefb/public_html/noticias/wp-content/themes/cendotec2/index.php on line 273