Em março, os CCBBs de São Paulo, Rio e Brasília realizam uma mostra dedicada à cineasta Chantal Akerman, exibindo 20 filmes da diretora

No mês de março, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 20 filmes dirigidos pela cineasta nascida na Bélgica e radicada na França. No Brasil, o trabalho de Chantal Akerman ainda é praticamente desconhecido pelo público. Entretanto, com mais de 40 filmes, entre ficção e documentário, Akerman é considerada pela crítica internacional como uma das mais importantes cineastas da atualidade.

O rigor formal de seu trabalho se alia a um estilo de narrativa que privilegia a inserção de um olhar pessoal e se deixa atravessar por traços autobiográficos. A opção da artista por planos longos, o rigor de seus enquadramentos e as narrativas autobiográficas inserem sua obra na tradição de um cinema de resistência aos padrões do cinema industrial.

Chantal Akerman começou sua carreira aos 18 anos, quando apresentou o seu primeiro curta, o filme “Saute ma ville”. No plano temático, a artista privilegia questões politicas, identitárias e de sexualidade. Seus filmes, em especial os realizados entre os anos 70 e 80, tiveram uma contribuição significativa para os estudos sobre cinema e feminismo.

Akerman, confirmou presença em São Paulo (6 e 10 de março) e no Rio de Janeiro (11 e 15 de março).  Também já é presença confirmada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a professora Ivone Margulies, do Departamento de Filme e Media da Hunter College, City university de Nova York.

Margulies é autora do livro “Nothing Happens – Chantal Akerman’s hyperrealist everyday” (Editora Duke University), o trabalho mais consistente dedicado à diretora, que teve um capítulo traduzido para o catálogo da Mostra. Ao lado de Margulies, o teórico e crítico Ismail Xavier irá compor uma mesa redonda em São Paulo. No Rio de Janeiro, o professor César Guimarães, do departamento de Comunicação Social da UFMG, completa a lista de convidados.

De acordo com Carla Maia, curadora do projeto e mestre em Comunicação Social que escreveu sua dissertação sobre o trabalho da autora, a mostra reúne um conjunto significativo de filmes realizados por Akerman ao longo de seus 40 anos de carreira.

Sinopses


Programação

São Paulo
Rio de Janeiro
Brasília

Mais informações: http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/sp/CinemaVideo.jsp?cod=2
 

Postado por
Fatal error: Call to undefined function coauthors() in /home/storage/9/00/13/comunidadefb/public_html/noticias/wp-content/themes/cendotec2/index.php on line 273