O Consulado da França no Rio de Janeiro, a Mediateca e os seus parceiros convidam para a abertura do Ano da França na Maison de France. Será uma semana inteira de encontros e debates sobre literatura ciência, filosofia, psicanálise e quadrinhos franceses.

PROGRAMAÇÃO

• Segunda-Feira, 27 de abril
CICLO MEDIATECA EM LETRAS
em parceria com o Cinemaison

A proposta do ciclo é promover bate papos sobre arte, poesia e literatura.

Nessa primeira edição, dentro da programação do Cinemaison, será exibido o filme India Song, da escritora francesa Marguerite Duras (1914-1996). Após a exibição, haverá uma mesa redonda sobre sua obra literária e cinematográfica. Os participantes serão: Maurício Ayer, curador da mostra Marguerite Duras: escrever imagens, que faz parte do quadro de atividades do “Ano da França no Brasil”, e Celina Mello, professora titular de língua e literatura francesa na UFRJ e doutora em Ciência da Literatura, Semiologia, com a tese Marguerite Duras: o texto e sua travessia.

18h: Filme India Song
20h: Mesa redonda e coquetel

Teatro da Maison de France
Av. Pres. Antônio Carlos, 58

Informações:
(21) 3974-6699 (r.6669)

• Terça-feira, 28 de abril
CICLO CIÊNCIA À LA CARTE
em parceria com o serviço de Cooperação Técnica e Científica do
Consulado da França no Rio de Janeiro

Os encontros desse ciclo têm o propósito de trazer ao espaço da Mediateca especialistas brasileiros e franceses para debater com o público temas científicos da atualidade.

18h30: Debate sobre Mudanças Climáticas

Mediateca da Maison de France
Av. Pres. Antônio Carlos, 58 / 11o andar

Informações:
(21) 3974-6699 (r.6669)

• 29 de abril
CICLO DIÁLOGOS: MUNDO CONTEMPORÂNEO
em parceria com o Canal Futura

O propósito do ciclo é promover o debate sobre assuntos sócio-culturais de relevância para o Brasil e o mundo contemporâneo. A cada encontro é exibido o programa Sala de Notícias Entrevista com um pensador francês e em seguida é aberto um bate papo com um estudioso brasileiro convidado.

18h30: Exibição do Sala de Notícias com Gilles Lipovetsky
19h: Bate papo com o professor Paulo Vaz da ECO/UFRJ

Mediateca da Maison de France
Av. Pres. Antônio Carlos, 58 / 11o andar

Informações:
(21) 3974-6699 (r.6669)

• 30 de abril
CICLO HQ na Maison

A idéia do ciclo é promover oficinas e bate-papos entre quadrinistas franceses e brasileiros com fãs de quadrinhos e ilustração. O quadrinista francês Benoît Peeters, um dos maiores especialistas na obra de Hergé (Tintin) e criador, junto com François Schuiten, da série Cidades Obscuras, está de volta ao Rio para mais uma edição do HQ na Maison.

18h30: Bate papo com Benoît Peeters

Mediateca da Maison de France
Av. Pres. Antônio Carlos, 58 / 11o andar

Informações:
(21) 3974-6699 (r.6669)
 

Postado por
Fatal error: Call to undefined function coauthors() in /home/storage/9/00/13/comunidadefb/public_html/noticias/wp-content/themes/cendotec2/index.php on line 273