Como saber o meu PIS?

Se você está se perguntando como saber o seu PIS, não se preocupe, estamos aqui para ajudar! O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício importante para os trabalhadores brasileiros e é essencial saber o seu número para aproveitar todos os seus direitos.

Neste artigo, vamos lhe mostrar passo a passo como descobrir o seu número do PIS e fornecer informações úteis sobre o programa.

O que é o PIS?

O PIS é um programa do governo brasileiro que tem como objetivo promover a integração do trabalhador no desenvolvimento da empresa e incentivar a distribuição de recursos para os empregados da iniciativa privada.

O número do PIS 2024 é um registro único e individual, que acompanha o trabalhador durante toda a sua vida profissional.

Como saber o número do PIS?

Se você busca como saber o número do PIS 2024, você pode seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da Caixa;
  • Preencha os campos solicitados, como seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe
  • Clique em “Consultar”

Após seguir esses passos, o site irá lhe fornecer o número do seu PIS. Caso você tenha dificuldades ou precise de mais informações, você pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do programa.

Benefícios do PIS

O PIS oferece uma série de benefícios aos trabalhadores, entre eles:

  • Pagamento do abono salarial
  • Participação nos rendimentos do Fundo de Participação
  • Acesso ao seguro-desemprego
  • Possibilidade de saque do saldo do PIS

Como utilizar o PIS

Para utilizar o seu PIS e aproveitar todos os benefícios, você precisa se cadastrar no programa. O processo de cadastro é simples e pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou pelo site oficial do banco. Ao se cadastrar, você receberá um cartão do cidadão, que é utilizado para realizar saques e consultar o saldo do PIS.

Consulta do saldo do PIS

Para consultar o saldo do seu PIS, você pode utilizar o site oficial da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo Caixa Trabalhador. Basta informar o seu número do PIS e a senha de acesso para ter acesso às informações sobre o seu benefício.

Saber o número do seu PIS é fundamental para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo programa. O processo de descobrir o seu número é simples e pode ser feito de forma online. Além disso, é importante se manter informado sobre os seus direitos e utilizar o PIS de forma adequada. Caso você tenha dúvidas ou precise de mais informações, não hesite em entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. Aproveite todas as vantagens que o PIS oferece e garanta seus direitos como trabalhador.

Programas sociais podem sofrer cortes nos próximos anos

Durante a atual crise que o país tem enfrentado, todos esperávamos que uma hora ou outra, alguns cortes no orçamento do Governo Federal fossem ocorrer, e parece que a próxima vítima pode ser a menina dos olhos do Governo, o benefício Bolsa Família, que segundo reportagem da Revista VEJA, já pode ter recebido corte de 800 mil famílias desde o início do ano.

Mas o que esperar para esse benefício em 2024? Qual é o futuro desse benefício que é a maior fonte de renda de muitos brasileiros que vivem na linha da pobreza? Confira mais a seguir e descubra qual o futuro que aguarda essas pessoas.

Entenda mais sobre os cortes

Até agora, o Governo tem negado a possibilidade de cortes no bolsa família 2024, e mesmo negado que tenha havido qualquer corte no programa durante o período de 2015. Acontece que nesse mês, no dia 14 de setembro, reportagem da revista VEJA mostrou que, segundo dados do próprio Governo Federal, já poderiam ter havido cortes de 800 mil famílias no programa. Segundo a reportagem, o programa serviria, em dezembro de 2014 a pelo menos 14 milhões de famílias, e em julho desse ano, o número tinha caído para 13,2 milhões de famílias, o que seria uma queda de até 800 mil benefícios.

Acontece que os dados usados nessa matéria foram os publicados pelo próprio Governo Federal. No portal da Caixa Econômica Federal, você pode consultar o número de beneficiários do programa, e os dados usados para fazer a matéria foram justamente os divulgados no site da Caixa. Curiosamente, pouco depois de ter divulgado a reportagem, a página que exibia o número de beneficiários do programa, teria saído do ar, e voltado somente 2 dias depois, com dados bem diferentes: dessa vez divulgado que o número de famílias beneficiadas pelo programa seria de 13,8 milhões, uma meta praticamente estável, se comparada ao final do ano passado.

Seria possível que o Governo Federal tivesse de fato em apenas 2 dias cadastrado 600 mil famílias, seria o número anterior um erro grosseiro na divulgação dos dados do Programa, ou seria uma mentira deslavada, para negar os cortes do Bolsa família e rebater as críticas da mídia? Pois qualquer uma das 3 hipóteses sendo verdadeiras denota um descuidado em relação a esse programa social, que é tão importante para famílias brasileiras. Além disso, outra mudança que pode ocorrer é nos valores pagos ao bolsa família: Será que o Governo Federal, em tempo de ajuste fiscal tão profundo, teria condições de promover um reajuste nos valores na virada do ano, ou ficaria só na promessa? Existe uma real possibilidade de que o reajuste da Bolsa fique abaixo da inflação, que anda tão alta por aqui.

5 áreas profissionais que estão em alta no Brasil

Anualmente, as tendências do mercado podem mudar e exigir diferentes capacitações de seus profissionais. Por isso, antes de começar um curso, vale a pena conferir quais as áreas com bom índice de empregabilidade e que podem lhe render uma carreira. Saiba qual formação seguir, conferindo a seguir uma lista com 5 áreas profissionais que estão em alta no país. Veja quais são elas:

Área de Produção

Para quem está de olho nas áreas promissoras do mercado, vale a pena dar ênfase aos cursos de Produção, que prometem muitas vagas de emprego para este ano. Existem muitas opções de curso e quem está interessando, pode até conseguir uma bolsa de estudos!

As principais expectativas estão em: Supervisores de Produção em Indústrias de transformação de plástico, Técnicos em Sistemas de Informação, Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos, Técnicos em mecatrônica, Engenheiros ambientais e sanitários, Desenhistas técnicos em eletricidade, e vários outros!

Área de Saúde

Uma boa opção para o próximo ano, será optar pela área de Saúde. O destaque fica para as formações práticas, voltadas para o mercado de trabalho como os cursos técnicos.

O curso de Enfermagem, por exemplo, pode estar rendendo uma boa remuneração em algumas regiões do país. Verifique as opções dos cursos SENAI RJ 2024 e se informe!

Área de Gestão

Vale a pena conhecer também os cursos de Gestão, muito variados em suas atuações. Você pode escolher o curso através de sua afinidade.

Bons exemplos dos cursos para essa área são: Compras, Comercial, Serviços Gerais, Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos, Marketing, Comunicação, entre outros.

Área de Beleza

O mundo da beleza está sempre em alta, sendo acompanhado pelas tendências e novos processos do mercado. Isto quer dizer que o profissional formado em alguns dos cursos da área tem grande possibilidade de atuação.

As formações são muitas: curso de maquiagem, curso de cabeleireiro, curso de pigmentação, curso de design de sobrancelha, curso de depilação, entre outros. Você pode encontrar alguns deles entre os cursos SENAI SP 2024.

Área de Moda

Na verdade, essa indicação é bastante relativa, já que dentro da categoria de moda existem alguns cursos disponíveis. A expectativa é para as formações voltadas para a produção de peças.

Cada vez menos pessoas têm se formado no curso de Costura, por exemplo, o que faz com que a demanda de profissionais seja alta. Por isso, quem está em busca de uma nova carreira pode optar pelos cursos da área.

Saiba como é possível alterar o local de prova do Enem

O Enem corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio e é uma das avaliações mais aguardadas pelos jovens brasileiros. Isto porque, é através do Enem que são distribuídas as vagas em universidades públicas e particulares do ensino superior. Para participar do exame, o candidato deve se inscrever no Enem e comparecer no local de prova dentro do horário estabelecido.

Atrasos são completamente abominados no Enem e levam o candidato à eliminação. Portanto, se você se mudou e o seu local de prova ficou distante ou desconfortável para você, confira a seguir como é possível alterar o local de provam do Enem?

O Enem

O Enem é um exame nacional muito aguardados por seus candidatos. Através desta avaliação, você pode estudar nas melhores universidades do país, se inscrevendo no sistema do SISU ou do Prouni.

O SISU é o sistema digital que permite a concorrência para as vagas da universidade pública. Já o Prouni, é responsável pela distribuição das vagas na rede privada.

Quem quer concorrer a uma bolsa e começar um curso em breve, deve participar da próxima versão do exame conferindo as inscrições ENEM 2024.

A inscrição para o Enem é realizada através do site pela internet. Você deverá fazer seu cadastro e emitir a guia de pagamento referente a taxa de inscrição. Depois é só se preparar e aguardar a data do ENEM.

Local de prova

Quando o seu cadastro for confirmado, você será indicado a um local de prova. Geralmente, o lugar determinado é próximo a você, na região do seu bairro, para facilitar o acesso. Mas caso você venha a detectar problemas e deseje mudar de loca, fique atento ao procedimento abaixo!

Este tipo de solicitação é preciso ser feita com antecedência. O prazo limite estabelecido pelo INEP é até as 23:59 do último dia de inscrição do Enem.

Para mudar o local de prova é necessário modificar o seu endereço residencial no cadastro do exame. O INEP seleciona automaticamente as escolas participante mais próxima a você de acordo com o seu endereço, portanto, quem se mudou recentemente, precisa também modificar seus dados.

Vale lembrar que você não poderá escolher o seu local de prova, mas modificando o seu endereço no cadastro do Enem, o INEP irá selecionar outra instituição próxima que será mais viável para você. Portanto, quanto antes você regularizar seus dados, melhor! Assim você saberá logo da sua escola de prova e não correrá o risco de perder o exame!

Ofertas de Bolsas de Estudo para o próximo ano

O Educa Mais Brasil é um programa com objetivo de proporcionar inclusão educacional para estudantes de baixa renda.

Mais de 10 mil Instituições de ensino já são parceiras deste programa, e destinam uma parte de suas vagas para oferecer bolsas de até 70% do valor do curso para alunos contemplados pelo programa Educa Mais Brasil.

Quais as modalidades que Educa Mais Brasil abrange?

Modalidades Ensino apoiadas no Educa Mais Brasil

São várias as opções de cursos que os candidatos as bolsas do programa podem concorrer, as modalidades são as seguintes:

  • Graduação: para se candidatar a uma bolsa do programa Educa mais Brasil nesta modalidade, você precisa estar dentro dos critérios exigidos:
  • Pós-Graduação: para os candidatos que já prestaram uma graduação, mas querem continuar os estudos, fazendo uma especialização ou pós-graduação. O valor máximo de desconto que você pode conseguir é de 70%.
  • Ensino Infantil/Básico: para quem quer oferecer um ensino de qualidade para os filhos, ou deseja continuar os estudos, e tem como provar carência de condições para pagar 100% da mensalidade. Uma opção super interessante é a prova Encceja 2023, aproveite e confira a apostila Encceja 2023.
  • Cursos Técnicos: instituições que oferecem um ensino profissionalizantes ou técnicos, focados no ensino prático direcionados ao mercado de trabalho.
  • Cursos Livres / Idiomas: escolas que sejam parceiras do programa Educa Mais Brasil também oferecem uma percentagem das vagas para bolsas de alunos aprovados no programa. Para isso, é necessário que o aluno seja aprovado na prova avaliativa que a escola de ensino exigir, e depois que se inscreva no programa Educa Mais Brasil.

Para ingressar no programa é necessário cumprir estes requisitos:

  • Estar sem cursar um curso superior há 6 meses
  • Comprovar ausência de condições para pagar 100%

Quem pode se inscrever no programa Educa Mais Brasil?

Todas a pessoas interessadas em cursar ensino superior, técnico ou curso livre em uma instituição parceira do programa Educa Mais Brasil.

O candidato que desejar concorrer a uma bolsa do programa, deve prestar o vestibular ou prova avaliativa na instituição que deseja estudar – constatando primeiro que a instituição é cadastrada no programa.

Para saber quais são as instituições parceiras do Educa Mais Brasil, quais são os cursos que você pode se candidatar e como realizar as inscrições Educa Mais Brasil basta acessar ao site: educamaisbrasil.com.br; e no campo Instituição e curso procurar aquele que você está interessado.

Como se inscrever no Programa

As inscrições para programa Educa Mais Brasil são gratuitas, e devem ser realizadas online. No site do Educa Mais Brasil você pode encontrar informações e esclarecer todas as suas dúvidas, mas caso prefira também existe a opção de saber mais informações por telefone, através do número:

  • 40072020 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 08007247202 (demais localidades)

Qual o objetivo do programa?

O objetivo principal do programa Educa Mais Brasil é ajudar estudantes de baixa renda a conquistar diferentes níveis de formação. Além dos cursos presenciais, também são oferecidos bolsas de estudos para cursos EAD – nesta modalidade, o aluno sempre conta com o apoio de grandes mestres, para não se sentir desnorteado em momento algum.

Como já foi dito, o mecanismo de inscrição é fácil e rápido. Depois de ter sido aceito no programa, basta apresentar a carta de matrícula na Instituição de ensino escolhida, para começar a gozar do benefício da sua bolsa de estudos.

Para permanecer usufruindo do benefício da bolsa de estudo – que pode custear até 70% do valor da mensalidade – o aluno deve manter um bom desempenho durante o curso, e caso desista ou tranque a matrícula, deve solicitar novamente a bolsa junto ao Programa do Educa Mais Brasil, para conseguir o benefício novamente.

Porque se deve candidatar no Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil concede bolsas a todos os candidatos que provarem não terem condições de custear 100% do curso, essa é a maior das exigências do programa.

Além da mensalidade – com desconto – e da taxa administrativa em cada renovação de matrícula, o aluno não acumulará dívidas. Isso significa que após o termino do curso, e de quitar as mensalidades do curso, o aluno estará livre de débitos relacionados ao curso escolhido.

Educa Mais Brasil Natal: saiba tudo

Muitas pessoas tem o sonho de estudar, mas não tem condições de pagar pelas mensalidades cobradas abusivamente por muitas instituições de ensino. Para quem moram na região do Rio Grande do Norte, a opção é concorrer a uma das vagas do Educa Mais Brasil Natal 2023. No post de hoje falaremos tudo sobre o Educa Mais Brasil Natal 2023. Fique atento!

De um modo geral, todos que investem na educação e formação profissional garantem ótimas vagas no mercado de trabalho. Hoje em dia, as vagas de emprego são cada vez mais disputadas e acirradas. Ter uma boa formação acadêmica contribui para um bom desempenho profissional.

Atualmente, o Educa Mais Brasil 2023 conta com diversas parcerias com instituições de ensino: são mais de 15 mil entre faculdades, universidades, colégios, cursos preparatórios, cursos de idiomas e escolas técnicas.

Os descontos chegam a 70% e já foram beneficiados mais de 400 mil alunos até o momento. Esse programa contribui para a formação de indivíduos que certamente construirão uma carreira sólida e farão a diferença na nação.

Os moradores da região do Rio Grande do Norte poderão usufruir deste programa, basta que cumpram todos os pré-requisitos para poder se candidatar.

Educa Mais Brasil Natal: Inscrições e Bolsas

Realizar a sua inscrição Educa Mais Brasil 2023 é muito fácil. São apenas 4 passos. Acompanhe quais são eles e inscreva-se:

  1. O primeiro passo é escolher o curso/série e a Instituição de ensino que deseja concorrer a uma bolsa;
  2. Efetue o pagamento da primeira mensalidade (ele poderá ser parcelado em até 6x sem juros nos cartões de crédito);
  3. Realize a prova na Instituição de ensino parceira;
  4. Efetive a sua matrícula na instituição de ensino que deseja estudar.

Educa Mais Brasil Natal: Quem Pode Participar?

Qualquer pessoa pode participar do Educa Mais Brasil Natal 2023, basta preencher alguns requisitos que são exigidos pelo programa. Por ser financiado pelo Governo Federal, os critérios de avaliação são bem rigorosos. Veja os requisitos para poder participar:

  • Ter vagas disponíveis para o curso que deseja fazer;
  • A pessoa que deseja se candidatar não poderá ter condições de pagar pelas mensalidades;
  • Não é permitido que o candidato tenha qualquer vínculo educacional com a instituição que pretenda ganhar a bolsa, exceto os alunos de Pós-Graduação que podem ter cursado Graduação na faculdade de interesse.

Educa Mais Brasil Natal: Portal do Aluno

O Portal do Aluno foi criado para facilitar a comunicação entre o programa Educa Mais Brasil e seus candidatos ou responsáveis legais.

Através desse portal, o aluno acompanha todo o andamento da sua inscrição, situação financeira com débitos pendentes e realizar mudanças cadastrais.

Educa Mais Brasil Natal: Cursos Disponíveis

São muitos cursos disponíveis no Educa Mais Brasil Natal 2023. Listamos alguns de Graduação e Pós-Graduação para você conhecer.

Veja abaixo:

Cursos de Graduação

  • Administração;
  • Nutrição;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Gestão Ambiental;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Cursos de Pós-Graduação

  • Administração Estratégica;
  • Direito Penal e Processual;
  • Direito Civil e Processual;
  • Gestão Financeira;
  • Enfermagem do Trabalho;
  • Gestão Pública;
  • Fisioterapia Neurofuncional.

Aplicativo do DETRAN-RJ evita o acúmulo de multas cometidas no estado de São Paulo

Com o Simulado DETRAN RJ o estudante pode se preparar para o teste teórico. O simulado faz parte de um banco de dados do Detran que oferece questões relacionadas ao trânsito. Pelo Simulado DETRAN RJ é possível testar seus conhecimentos e conferir como anda sua pontuação.

O teste é igual à prova original, ou seja, conta com questões com referência ao trânsito e de múltipla escolha. Gratuito ele vai ajudar o futuro condutor a garantir a sua habilitação.

Se você possui um veículo automotor não se esqueça de pagar suas taxas, como o licenciamento 2023, IPVA e DPVAT.

Como ter a carteira para habilitação

A emissão da permissão para dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é emitida após os candidatos mostrarem que estão aptos através dos exames de avaliação.

Para ter a sua primeira habilitação nas categorias: “A”, “B”, “ACC”, “AB” e “ACCB”, é preciso:

  • Maior de 18 anos;
  • Possuir carteira de identidade;
  • Possuir CPF próprio.
  • Saber ler e escrever;

Para começar a tirar ele deve fazer Exame médico, Exame psicológico, Exame de legislação de trânsito e o Exame de direção.

Tudo inicia com o pagamento das taxas seguido pela entrega da documentação do licenciamento Rio de Janeiro 2023. Depois ele irá fazer os exames. Na sequência deve matricular-se para aulas de legislação em um Centro de Formação de Condutores (autoescola).

Em seguida fazer a prova e ao passar desta etapa segue para aulas de direção para depois fazer a prova prática. Com aprovação em todos os exames é possível receber a permissão para dirigir (um ano de validade).

Prova prática CNH

A prova prática é baseada nos seguimentos de trânsito que são:

  • Cidadania;
  • Direção Defensiva;
  • Legislação;
  • Meio Ambiente;
  • Primeiros Socorros;

A prova aborda 30 questões dentro deste tema, com quatro testes de múltipla escolhida. O candidato para se classificar para a etapa seguinte precisa acertar 70% das questões, ou seja, 21 alternativas.

Para esta prova o Simulado DETRAN pode ajudar e fazer com que ele siga para as outras fases rapidamente.

Placas de trânsito

A placa de trânsito permite auxiliar o condutor e permite trazer segurança para o trânsito. Estes sinais tem o poder de garantir a circulação dos veículos nas cidades e promove a ordem nas vias.

As placas são classificadas em quatro categoriais, são elas:

Placa de trânsito de regulamentação

Tem o objetivo de informar sobre condições, proibições, além das obrigações ou restrições das vias.

Placas de trânsito de advertência

Estas placas alertam sobre condições perigosas e demonstram sua natureza. Elas possuem o objetivo de recomendação.

Placas de trânsito de indicação

Estas placas mostram destinos e locais, além de auxiliar sobre percursos, distâncias e serviços auxiliares. Elas podem ser de identificação, de orientação de destino, educativa e de serviços auxiliares e atrativos turísticos.

Placas de Sinalização Horizontal

Esta sinaliza as vias por meio de linhas, marcações, símbolos e legendas.

Placas de Sinalização de Obras

Este tipo informa alguma obra no trecho, estrada, rua ou rodovia.

Informações sobre um dos programas educacionais mais importantes do Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos programas educacionais mais importantes do Brasil. Por meio dele os candidatos concorrem à oportunidade de uma bolsa para iniciar os estudos em uma instituição privada.

Mas ele não se resume somente a concessão de bolsas, existem vários programas educacionais que o candidato pode ter acesso utilizando a nota do ENEM. Sintetizamos abaixo o que você pode fazer com a nota do ENEM 2023, ou seja, o que você consegue tendo participado e tirado uma boa nota nesse exame:

  • Bolsas integrais ou parciais para cursos superiores em instituições privadas através do PROUNI;
  • Ingresso em instituições públicas;
  • Vagas no Sistema de Seleção Unificada – SISU;
  • FIES – Financiamento estudantil.

O programa tornou-se muito importante de uns anos para cá e é por isso que ele é tão concorrido. Confira maiores informações a respeito do processo para este ano e não deixe de participar.

Inscrições ENEM

O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação, sendo realizados em dois dias de prova, confira antes o local de prova. Essas provas são divididas em quatro áreas que são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A cada ano aumenta mais o número de participante por isso os candidatos devem ficar atentos as datas, e não deixar para realizar a sua inscrição em cima da hora.

A inscrição ENEM abre no primeiro semestre do ano, normalmente no mês de maio. Os interessados devem participar das inscrições ENEM o quanto antes para que o prazo não se esgote. Se o prazo esgotar o candidato não consegue participar mais daquele processo, somente no próximo que abrirá no outro ano.

A sua inscrição ENEM deverá ser feita exclusivamente através do site oficial do Enem. Não existem meios presenciais para se realizar a inscrição no ENEM, ela se dá somente pela internet.

Depois que o candidato efetua as inscrições ENEM ele tem que fazer o pagamento da taxa para que a mesma se confirme. Todas as etapas devem ser realizadas dentro do prazo para que o candidato não seja eliminado do processo. Então fique de olho no prazo de vencimento do boleto para que não ocorra nenhuma eventualidade.

Acesse o site do ENEM para fazer sua inscrição, pelo endereço a seguir: enem.inep.gov.br.

Saiba como se inscrever no ENEM

Ainda não sabe como se inscrever no ENEM? O primeiro passo é ficar de olho nas datas para essa

etapa, isso você confere diretamente do site do Enem, mesmo portal eletrônico onde o candidato irá consultar o gabarito ENEM 2023. Conforme já mencionado anteriormente, o período de inscrição normalmente abre no mês de maio, mas é bom você ficar atento porque pode abrir antes.

As inscrições ENEM são feitas exclusivamente pela internet e o candidato deverá preencher todos os dados que são pedidos. Veja alguns dos dados pessoais que deverão ser informados:

  • RG;
  • CPF;
  • Endereço;
  • Dados de contato;
  • Dados Sócio Econômico.

Tabela IPVA CE atualizada

Está chegando a hora de falar sobre o IPVA 2022 CE, não é mesmo?! Esse imposto obrigatório que incide sobre a propriedade de um veículo, e vamos saber a seguir como funciona e como pagar o IPVA 2022 CE.

Para que os nossos leitores entendam ainda melhor como funciona o valor, o pagamento e a consulta ao IPVA 2022 Ceará confira o post que preparamos a seguir.

O que é IPVA Ceará?

IPVA é um tributo obrigatório para todos os que possuem um veículo automotor, essa sigla IPVA diz respeito a Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O objetivo desse tributo é realizar o recolhimento de verbas que serão destinadas em 50% para o estado e 50% para a cidade onde o seu veículo é licenciado.

Sabendo o que é o IPVA vamos conferir como é estipulado o valor desse imposto, a forma de realizar o eu pagamento e como consultar por meio da internet o valor do seu tributo.

Valor IPVA Ceará 2022

O valor do IPVA 2022 CE é definido de acordo com a alíquota do estado do Ceará e o valor do seu veículo de acordo com a tabela FIPE atualizada, por esse motivo o valor do tributo varia de um contribuinte para o outro.

A alíquota atualizada para o estado do Ceará pode ser atualizada anualmente, confira então os valores atuais dessa alíquota:

  • Para automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários: 2,5%;
  • Para ônibus, micro-ônibus e caminhões: 1%;
  • Para motocicletas, motonetas e triciclos até 125 cilindradas: 1%;
  • Para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas): 2%.

Também é importante ressaltar que alguns veículos recebem a isenção do IPVA Ceará, são eles:

  • Máquina agrícola e terraplanagem;
  • Ônibus intermunicipal;
  • Veículo pertencentes a deficiente físico;
  • Táxi, ônibus urbano e metropolitano;
  • Veículo com mais de 15 anos;
  • Veículo de corpo diplomático;
  • Veículos de potência inferior a 50 cilindradas.

Tabela IPVA CE 2022

A tabela do IPVA CE 2022 é atualizada anualmente, porém podemos conferir a seguir a tabela com os últimos prazos divulgados para o pagamento desse imposto, veja:

  • 31 de janeiro: cota única, com 5% de desconto
  • 10 de fevereiro: primeira parcela, sem desconto
  • 10 de março: segunda parcela, sem desconto
  • 13 de abril: terceira parcela, sem desconto
  • 11 de maio: quarta parcela, sem desconto
  • 10 de junho: quinta parcela, sem desconto

Consulta online IPVA CE 2022

A consulta ao seu IPVA 2022 CE pode ser realizada por meio da internet no site da SEFAZ, a seguir preparamos um passo a passo que irá lhe ajudar a realizar essa consulta, veja:

  • Acesse o site da SEFAZ CE → clicando aqui;
  • Informe a placa do seu veículo;
  • Informe o chassi do veículo;
  • Informe o Renavam do veículo;
  • Digite o código apresentado na tela;
  • Clique em “Ok”.

Pagamento IPVA Ceará 2022

Você pode realizar o pagamento do IPVA CE 2022 em bancos parceiros como:

  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste do Brasil;
  • Bradesco (pelo IPVA Bradesco 2022)
  • Caixa Econômica Federal;
  • Casas Lotéricas.
  • Itaú;
  • Santander;
  • Rede de farmácias Pague Menos.

Também vale lembrar que o imposto pode ser pago em parcela única com desconto de 5% ou parcelado em até 3 vezes.

No ano anterior, de acordo com o site oficial do governo do Ceará, 2.271.067 veículos foram tributados, com uma previsão de arrecadação de cerca de R$ 1 bilhão, sendo que 50% desse valor pertence ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses.

Endereço e telefone Detran Ceará

Se você conferiu as informações que trouxemos hoje e ainda possui dúvidas sobre o IPVA 2022 CE confira como entrar em contato com o DETRAN CE para esclarecer todas as suas dúvidas:

  • Endereço: Av. Godofredo Maciel, 2900 – Maraponga;
  • Cidade: Fortaleza/CE;
  • Telefone: (85) 3195.2300;
  • Horário de funcionamento: das 07:00 às 19:00.

Formas de verificar todas as informações referentes ao seu benefício da Previdência Social

É por meio do extrato INSS 2022 que os usuários podem verificar todas as informações referentes ao seu benefício. A Previdência Social disponibiliza meios de consulta do extrato INSS 2022, as quais você poderá conferir ainda neste post. Continue nos acompanhando para saber como funciona está consulta!

Extrato INSS 2022

Com o avanço da tecnologia, os usuários e contribuintes do INSS agora podem consultar todas as informações sobre o seu benefício. Isso é possível através da emissão do extrato INSS 2022. Uma ferramenta que foi criada pela Previdência Social, para que os cidadãos brasileiros possam verificar seus benefícios.

Antigamente, essa consulta era feita de forma presencial, onde os usuários tinham que se dirigir até uma das agências autorizadas ou da Caixa Econômica Federal.

Consulte também informações sobre:

Com a reformulação do portal da Previdência e modernização de todo o sistema, essa nova modalidade ajuda bastante os trabalhadores que não tem tempo de ir até uma agência para consultar suas informações previdenciárias.

Formas de consultar o extrato INSS 2022

Atualmente, há três formas de consultar o extrato INSS 2022. Duas delas são de formas mais simples e rápidas, sem que precise que os usuários saiam de casa.

A seguir, confira as formas de consultar o extrato INSS:

  • Nas agências da Caixa Econômica;
  • Pela internet;
  • Pelo telefone.

Nos tópicos a seguir, confira como funcionam cada uma das alternativas disponíveis.

Consulta extrato INSS 2022 em agências

Essa é uma das formas menos utilizadas por aqueles que desejam consultar o extrato INSS 2022. Umas vez que, para essa alternativa é necessário se dirigir até uma das agências autorizadas ou da Caixa Econômica, tendo que enfrentar grandes filas para ser atendido.

No entanto, se você prefere essa forma de consulta, saiba que é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • O Nome da pessoa beneficiada;
  • O CPF da pessoa beneficiada;
  • O número do benefício da pessoa benefício da pessoa em questão;
  • A data de nascimento da pessoa beneficiada.

Consulta extrato INSS 2022 pela internet

Atualmente, essa é a forma mais utilizada por aqueles que desejam consultar o extrato INSS 2022. Afinal, tudo é mais simples não sendo necessário sair de casa. Basta apenas ter acesso à internet.

No site da Previdência Social, há uma ferramenta na qual permite que os usuários possam realizar está consulta. Siga as instruções abaixo para fazer este procedimento:

  • Acesse o site da Previdência Social → Clicando aqui;
  • Escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Realize seu cadastro ou login;
  • Preencha os dados solicitados pela página;
  • Agora, você será redirecionado para a página na qual terá todo o seu extrato.

Nesta consulta, é possível verificar as seguintes informações do extrato INSS:

  • Saldo disponível para saque;
  • Extrato de pagamentos de seus benefícios;
  • Fazer agendamento do INSS;
  • Consultar as datas do calendário do INSS.

Consulta extrato INSS 2022 pelo telefone

Essa é a última alternativa de consultar o extrato INSS 2022. A consulta por telefone também está sendo bastante utilizada.

O procedimento é feito através da Central de Atendimento da Previdência Social, por meio do seguinte número:

  • 135.

A ligação é totalmente gratuita! Porém, funciona apenas de segunda à sexta-feira.