18/07/2011
Cursos de direito para estudantes estrangeiros em Paris

Universidade oferece diversos cursos de um ano voltados para estudantes estrangeiros que pretendem ingressar na pós-graduação francesa



Uma das instituições de ensino mais renomadas da França na área do direito, a Université Panthéon-Assas - Paris 2 oferece anualmente seis cursos de direito voltados aos estudantes estrangeiros, especialmente àqueles que pretendem seguir seus estudos de pós-graduação no país.


Os DSU (Diplômes supérieurs d’Université) são cursos de um ano de duração que propiciam ao estudante estrangeiro que já tenha um diploma superior em direito em seu país uma formação articulada em torno de 4 eixos:


- introdução ao direito francês público e privado;
- orientação metodológica e de estudos de acordo com a especialidade;
- disciplinas de nível licence e master 1 na especialidade escolhida pelo estudante;
- curso de aperfeiçoamento de língua francesa.


Segundo a universidade, este tipo de formação jurídica é particularmente adaptada às necessidades específicas dos estudantes estrangeiros, pois consegue articular cursos na área escolhida pelo estudante e cursos de metodologia e de introdução ao direito francês. Esses últimos são conteúdos fundamentais para que o aluno possa se candidatar a uma pós-graduação francesa já mais familiarizado com os tipos de trabalhos acadêmicos e competências exigidas nesse tipo de formação. Além disso, no decorrer do curso, as aulas de aperfeiçoamento de língua francesa ajudam o futuro candidato à pós-graduação a realizar um dos exames de proficiência no idioma, fundamentais para as universidades e bolsas de estudos.


A universidade oferece 6 cursos, nas seguintes áreas: direito administrativo, direito civil, direito da União Europeia, direito empresarial e dos negócios, direito internacional público e direito internacional privado.


O DSU é um diploma de universidade diferente dos diplomas nacionais franceses como os de licence, master ou doctorat. Por se tratar de um curso de nível master, o DSU permite que seu titular candidate-se diretamente ao segundo ano da pós-graduação francesa, o master 2.


Segundo Daniel Ybarra, um dos estudantes brasileiros admitidos para o DSU, o curso "deve ser entendido não  como um fim em si mesmo, mas como um instrumento para elevar o aproveitamento do curso de master 2 ao máximo. É como um master 1 preparatório para o master 2, focado em ambientar o aluno naquele 'universo desconhecido'. Não à toa, o curso é destinado apenas a estrangeiros".


Para se candidatar, o estudante brasileiro deve apresentar:
- CV;
- carta de motivação;
- comprovante de aprovação no vestibular de direito (acesso ao ensino superior) e notas do exame (com tradução juramentada);
- diploma do bacharelado em direito (com tradução juramentada);
- histórico de notas da graduação (com tradução juramentada);
- atestado oficial de língua francesa nível mínimo B2 (DELF, TCF ou TEF).


O período de candidatura para os cursos que começam em setembro de 2011 já terminou e, para o próximo ano, o formulário de candidatura deverá estar disponível no site da universidade a partir de dezembro deste ano. A título de informação, os dossiês de candidatura para o ano universitário 2011-2012 deveriam ser enviados por e-mail à Paris 2 até 15 de março de 2011. Se o candidato estivesse ainda em curso de obtenção do diploma universitário ou do atestado de proficiência em francês, um prazo maior foi concedido para fornecer estes dois itens da documentação.



Mais informações
DSU-Paris 2: http://www.u-paris2.fr/87161400/0/fiche___pagelibre/&RH=ETU_ETRANGER


Contato
Mme Virginie Sebille virginie.sebille@u-paris2.fr


Postado por: CenDoTeC



0 comentário(s) para "Cursos de direito para estudantes estrangeiros em Paris"
Deixar um comentário

Nome (obrigatório)

E-mail (não será publicado) (obrigatório)

Website

 
Busca