02/12/2011
Rede CampusArt facilita as candidaturas para estudar arte na França

CampusArt reúne 63 instituições francesas de ensino superior, entre escolas de arte (públicas ou privadas) e universidades (todas públicas)

A plataforma de informação e candidatura online CampusArt é coordenada pela agência CampusFrance com o apoio dos Ministérios franceses da Educação, das Relações Exteriores e da Cultura.

Integram essa rede escolas de renome internacional tais como a Ecole du Louvre, Ecole des Gobelins, Mod’Art International, Escola Nacional de Belas Artes de Lyon, Université Paris Sorbonne (Paris 4), Université Panthéon-Sorbonne (Paris 1).

CampusArt propõe quase 200 formações, de graduação e pós-graduação, nos diferentes campos artísticos: teatro, artes plásticas, gestão e história da arte, música e musicologia, mediação cultural, fotografia e cinematografia, estética, moda, restauração, novas tecnologias, design, multimídia etc, atendendo aos projetos de estudos de futuros artistas profissionais e administradores de arte.

Candidaturas simultâneas e resposta antecipada

O estudante interessado deverá apresentar sua candidatura à rede CampusArt até 29 de fevereiro de 2012. Após  selecionar até três entre as formações propostas, o aluno deve completar e enviar seu dossiê eletrônico. Também até essa data, o candidato faz chegar seu dossiê em papel, com os documentos solicitados, à agência CampusFrance em Paris.

Entre 7 e 30 de março, as universidades/escolas efetuarão entrevistas por telefone ou por videoconferência e farão propostas de formações aos candidatos. O candidato pode (ou não) receber uma ou mais propostas, de qualquer instituição membro da rede. Caso decida responder favoravelmente a uma das propostas, deverá comunicar sua decisão de 1 a 7 de abril. Nesse momento, é cobrada uma taxa de 150 euros a título de despesas de dossiê CampusArt.

Assim, além de submeter o dossiê do candidato simultaneamente às 63 instituições participantes, a rede CampusArt possibilita uma reposta antecipada – em março-abril – da aprovação da candidatura, dando ao estudante mais tempo para os preparativos da viagem e para candidaturas a bolsas.

Requisitos

Para utilizar a rede CampusArt, o estudante deve ter concluído no mínimo três anos de estudos superiores em arte e possuir conhecimentos de nível intermediário da língua francesa. Para as formações ligadas à criação artística, é também necessário elaborar um site pessoal, com conteúdo específicado.

Mais informações www.campusart.org


Postado por: CenDoTeC



0 comentário(s) para "Rede CampusArt facilita as candidaturas para estudar arte na França"
Deixar um comentário

Nome (obrigatório)

E-mail (não será publicado) (obrigatório)

Website

 
Busca