22/12/2011
Programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsas na França e no Brasil

França adere ao Programa Ciência sem Fronteiras disponibilizando 10 mil vagas no ensino superior a estudantes brasileiros

Em presença de Dilma Rouseff e do primeiro-ministro francês François Fillon, o CampusFrance e as agências brasileiras CNPq e CAPES assinaram em 15 de dezembro de 2011 a adesão da França ao Programa Ciência sem Fronteiras - CsF.

O CsF, lançado em julho deste ano, é um programa do Governo Federal que busca promover a inovação em ciência e tecnologia e a competitividade brasileira por meio da mobilidade internacional no ensino superior e na pesquisa. O programa tem como áreas prioritárias ciências exatas, engenharia, meio ambiente, saúde e indústria criativa (veja quadro abaixo).

Inscrições abertas

Estão abertas as candidaturas a bolsas para graduação-sanduíche, doutorado-sanduíche, doutorado-pleno e pós-doutorado.


As bolsas para graduação-sanduíche em instituições francesas destinam-se a alunos de excelência, que tenham completado no mínimo o segundo ano de curso nas áreas prioritárias no momento do início previsto da viagem de estudos. Os estudos na França devem corresponder no máximo ao penúltimo ano de seu curso no Brasil. As inscrições devem ser realizadas até 31 de janeiro de 2012 e podem ser feitas por meio das Instituições de Ensino Superior que aderiram ao programa ou por candidaturas individuais.


Os candidatos a bolsas de doutorado-sanduíche ou pleno e pós-doutorado devem se inscrever até 17 de fevereiro de 2012.


* * * * *


Estão também abertas as incrições para bolsas nas modalidades “Atração de jovens talentos”, para vinda ao Brasil de doutores, preferencialmente brasileiros, com pesquisas nas áreas prioritárias, e “Pesquisador visitante especial”.  A data limite para envio das propostas em primeira chamada é até 15 de fevereiro de 2012.



Mais informações

Site do Programa Ciência sem Fronteiras: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br


Chamadas públicas para bolsas Graduação-Sanduíche: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1


Chamadas abertas Pós-Graduação e Pós-Doutorado: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1


Chamadas abertas Atração de cientistas para o Brasil: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/atracao-de-cientistas-para-o-brasil



Postado por: CenDoTeC



13 comentário(s) para "Programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsas na França e no Brasil"

Chomsky disse:

ADRIANO, o que me admira é SUA ignorância em achar que LETRAS estuda-se PORTUGUÊS hahahahahahaah só se for na sua LETRAS. Formei-me em ciências neurolinguísticas, mas este é apenas UM dos 30 e poucos ramos da Letras, como ciências cognitivas, por ex. Então, antes sair falando que em letras se aprende Português, vá se informar primeiro, antes de falar besteiras!!!!!
2013-04-25 09:30:48


CG disse:

Sou estudante brasileiro, estou na França por bolsa de um acordo bilateral. Sou estudante de engenharia mecânica, mas ao contrário do Adriano acredito e defendo "ferrenhamente" que os cursos da área de Humanas deveriam sim ser contemplados, o acesso a educação é um direito a todos. Lembro a vocês que o governo não está fazendo favor nenhum, são os nossos impostos que devem garantir essas oportunidades. Essa competição de quem tem mais mérito é estupida e irracional, pois não se constrói um país apenas com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o desenvolvimento cultural e social também são pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e ciente de seus deveres e direitos. Abraço a todos.
2012-08-19 09:38:03


Henrique Julio disse:

Um pesar a ignorância generalizada sobre o curso de Letras. Talvez achem que só estuda-se gramática e clássicos de ''escola''. Pesquise e veja como é que se desenvolvem os estudos para que você/s possam aprender sua própria língua ou um idioma estrangeiro, ou até mesmo ler livros antigos (como por exemplo a bíblia ou leis romanas)... Ver: Línguistica Aplicada, L. Histórica, Filologia e revejam seus conceitos (bem de senso comum) sobre CIÊNCIA. Ciência não é só microscópio e jaleco!
2012-07-14 03:59:11


Leonardo Passinato disse:

Apenas gostaria de pontuar que, ao contrário do que o sr. Adriano afirma com visível e equivocada convicção, as áreas de Humanidades constituem sim conhecimento científico, e é lamentável que não tenham sido contempladas neste programa. Nem só de números se faz o desenvolvimento nacional.
2012-01-12 11:10:11


Guilherme dos Santos Sousa disse:

O grande momento de fazer uma carreira para seguir uma vida de estudante na França ,vamos fazer parte desta História.
2012-01-02 10:48:21


Marilya Elias Alves Pereira disse:

Graduada em Fisioterapia pela UNISUAM, pós graduada em Psicomotricidade Humana pela Univ. Candido Mendes, Aluna do curso de idiomas da Faculdade do Senac - Frances/ período intermediário, necessita informação de cursos de especializaçaõ ou equivalente em CINESIOTERAPIA (KINESIOTERAPY)na França ou país com idioma frances. Agradeço e aguardo contato.
2011-12-31 02:54:40


Adriano disse:

O programa é CIENCIA sem fronteiras Não em letras muito menos humanas Me admira alguém de um curso onde o português é tao forte não entender que o programa não é voltado para eles e sim para a parte de exatas. Cordialmente Adriano
2011-12-29 06:07:30


Sergiana disse:

Olá! Sou estudante do 4º período do curso de História, gostaria de saber se existe bolsa para essa área, e mais informações. Obrigada, Sergiana
2011-12-27 11:25:42


CenDoTeC disse:

Prezados Sobre o programa Ciência sem Fronteiras, pedimos que entrem em contato diretamente com os organizadores sobre as dúvidas. Por favor verifiquem o texto das chamadas indicadas acima e também as informações gerais e "dúvidas frequentes" em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/. O site disponibiliza centrais de atendimento telefônico e web para dúvidas específicas. atenciosamente CenDoTeC
2011-12-27 04:38:57


Monique Emanuelle disse:

Olá bom dia, interessa-me muito o Programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsas na França e no Brasil. Mas vejo que para a área em Letras não há vagas. Preciso de orientações.
2011-12-27 10:03:01


Mozart Camara de Miranda F° disse:

Prezados amigos, Gostaria, se possível, conhecer mais sobre o item "J" relacionado à Tecnologia Mineral. Grato Mozart C. Miranda
2011-12-27 08:30:53


miguel gustavo disse:

Prezados Senhores, Gostaria de saber se haverá bolsa a nível de mestrado em hidrologia
2011-12-27 08:05:41


TANIA LIS TIZZONI NOGUEIRA disse:

Existe algum programa na área de Direito (público ou privado) para "pesquisador visitante especial" ou para doutorado? Em caso positivo, peço informar os requisitos. Obrigada, Tania.
2011-12-27 12:02:18


Deixar um comentário

Nome (obrigatório)

E-mail (não será publicado) (obrigatório)

Website

 
Busca